O Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior desenvolve as competências associadas aos processos de despachos de Importação e Exportação, análise de câmbio, legislação aduaneira, direitos de navegação, seguro no comércio internacional e marketing internacional, criando possibilidades de atuação em empresas relacionadas ao comércio exterior, tanto públicas como privadas. Usando uma metodologia interdisciplinar, desenvolve a apreensão do conteúdo das teorias mais recentes da área com as atividades práticas que apoiam os alunos ao desenvolvimento de suas capacidades profissionais.
As Atividades Principais
O curso de Comércio Exterior desenvolve atividades essenciais para a formação do aluno, a fim de que ele possa preparar e iniciar o processo de importação/exportação; avaliar capacidades importadoras/exportadoras; analisar e interpretar publicações especializadas em comércio exterior; pesquisar e definir plano de ação internacional; diagnosticar vantagens e desvantagens da importação/exportação; analisar o mercado a fim de definir as melhores possibilidades de importação/exportação; identificar informações de clientes ou fornecedores do exterior; analisar e definir meios de transporte mais favoráveis.
O Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho na área de Comércio Exterior abrange atividades diversas e tem uma frente bastante ampla. Sendo uma área em constante expansão e de importância capital para a economia, a procura por profissionais capacitados é grande. O profissional pode atuar, entre outras áreas, como Gerente de Importação e Exportação; Analista de Importação e Exportação; Analista de Câmbio; Gerente/Consultor/Analista/Supervisor em Câmaras de Comércio e Órgãos Governamentais.